Bikini Fitness

 

july sayuri

A Categoria Feminina Bikini Fitness, foi reconhecida oficialmente como uma nova disciplina do esporte pelo Conselho IFBB Executivo e Congresso IFBB  Mundial em 27 de outubro de 2002 (Cairo, Egito). As atletas dessa categoria mais se parecem uma modelo Fitness: magras, lindas e levemente malhadas.

   Representam aquela figura da atleta que poderia ser contratado tanto para estar com o rosto estampado na capa de uma revista somente pela sua beleza facial, como também desfilar e fotografar para uma coleção de, como o nome já diz, biquínis,  por exibir além da beleza facial, um corpo malhado, tendendo para o atlético porem esteticamente agradável aos olhares, por enfatizar ainda mais os formatos e as curvas femininas.

  Além da cintura fina, as atletas devem possuir os braços e ombros levemente destacados. Os glúteos devem ser redondos e firmes, e o percentual de gordura deve ser baixo, mas sem aspectos de desidratação.

  O julgamento das atletas não ocorre somente pelo físico, mas também pela beleza facial, cabelos, e até mesmo a harmonia da maquiagem em relação ao conjunto corporal. Alem disso, as atletas devem possuir carisma, desenvoltura, e “luz própria” em cima do palco, fator primordial para a composição da nota, e que pode somar ou também diminuir muitos pontos na avaliação inicial da condição física que é feita pelos Árbitros nos rounds eliminatórios, onde a movimentação e gestual ainda não é permitida tampouco avaliada durante as comparações iniciais.

    A avaliação baseia-se na impressão geral do físico da atleta, chamamos de “Pacote Geral” incluindo:

  • Aparência saudável;
  • Baixa porcentagem de gordura;
  • Proporção corporal;
  • Beleza;
  • Feminilidade e graça;
REGRAS 

 

 CATEGORIAS

 - JUVENIL :  16 a 23  anos de idade , inclusive :

Bikini Fitnes Até 23 anos Até e incluindo 160 cm
Bikini Fitness Até 23 anos Até e incluindo 166 cm
Bikini Fitness Até 23 anos Acima de 166 cm

 - SÊNIOR: 24 a 35 de idade, inclusive:

Bikini Fitnes Acima de 23 anos Até 1,63m
Bikini Fitness Acima de 23 anos Acima de 1,63m

 - MASTER:  ( idade superior a 35 anos ): única

Bikini Fitness Acima de 35 anos Única

  

ARTIGO 128 – RODADAS

O Bikini Fitness Fitness consistirá de duas rodadas, como segue:

1. Prévia – Rodada 1 (Quartos de Volta de Bikini).

2. Finais – Rodada 2 (Caminhada – T de Bikini)

 

ARTIGO 129 – PRÉVIA: RODADA ELIMINATÓRIA .

129.2 – Procedimentos da Rodada Eliminatória uma rodada eliminatória será realizada quando houver mais de 15 competidoras em uma categoria. A rodada eliminatória será realizada da seguinte maneira:

1  - A categoria é chamada ao palco, em ordem numérica e em fila simples ou fila dupla, se necessário.

2 - As atletas serão divididas em dois grupos de iguais tamanhos e posicionadas no palco de modo que um grupo esteja à direita e o outro à esquerda do palco. O centro do palco ficará livre para comparações.

3 - Em ordem numérica, e em grupos de no máximo cinco competidoras ao mesmo tempo e cada grupo é direcionado a área central do palco para realizar os quartos de volta.

4 - O Diretor de Palco da IFBB conduzirá as atletas através dos quartos de volta, que são:

a. Quarto de Volta para a Esquerda

b. Quarto de Volta de Costas

c. Quarto de Volta para a Direita

d. Quarto de Volta de Frente

5 –  Ao final dos quartos de volta, toda a categoria retomará a posição de fila simples, em ordem numérica, antes de sair do palco.

    Nota: As competidoras não podem mascar chiclete ou doce no palco.

 

bikini volta

Postura Frontal: as competidoras permaneceram em pé com uma das mãos repousando sobre o quadril e uma das pernas levemente à frente e para o lado.

Quarto de volta para a esquerdo: as competidoras realizam o próximo quarto de volta para a direita e permanecem em pé com o seu lado direito voltado para os árbitros, com a parte superior levemente girada para os árbitros e olhando para eles. A mão direita repousando sobre o quadril direito, e pés posicionados livremente, mas não unidos.

Quarto de volta de costas: as competidoras realizarão o próximo quarto de volta para a direita e permanecerão de costas para os árbitros. Pés distantes não mais do que 30 cm. Uma Mão repousando sobre o quadril, e outro braço relaxado ao lado do corpo. As competidoras não tem permissão para virar a parte superior do corpo em direção aos árbitros, devendo manter o olhar no fundo do palco durante todo o tempo da comparação.

Quarto de volta para a direita: as competidoras realizarão o primeiro quarto de volta para a direita. Elas permanecerão em pé com o lado esquerdos voltados para os árbitros, com a parte superior do corpo levemente girada para os árbitros e olhando para eles. A Mão esquerda repousando sobre o quadril esquerdo, pés posicionados livremente, mas não unidos.

Quarto de volta para frente: as competidoras realizarão o último quarto de volta para a direita e permanecerão de frente para os árbitros.

 

ARTIGO 130 – VESTIMENTA PARA AS RODADAS

 130.1 - A vestimenta para a Rodada Eliminatória e para todas as outras Rodadas (Bikini) deve ser estar conforme os seguintes critérios:

1. O bikini deve ser de duas peças.

2. O bikini pode ser de qualquer cor e padrão.

3. O bikini deve ser de bom gosto.

4. A parte de baixo do Bikini deve cobrir no mínimo 1/3 do glúteo máximo e toda a área frontal. Modelo “fio dental” é estritamente proibido.

 

BO FITINESS

bo nao permi

sandalias

samdalias nao

- Os saltos-altos de cor qualquer estilo e cor podem ser utilizados nesta rodada. Os saltos plataformas estão estritamente proibidos.

 Sandálias com 10 mm (frente) e 120 mm (atrás) no salto – salto Anabela não é permitido;

- O uso de glíter ou similares são proibidos;

- O cabelo pode ser estilizado.

- Espera-se que as atletas tenham um bronzeado natural e saudável. Coloração e bronzeadores artificiais estão estritamente proibidos.

- Joias podem ser utilizadas desde de que de bom gusto.

- O Oficial Chefe da IFBB, ou o delegado representante, terá o direito de determinar se a vestimenta das competidoras se encontram em um padrão aceitável e de decência.

 

AVALIAÇÃO DA RODADA 1 (BIKINI)

1 - A avaliação deve levar em consideração todo o físico. A avaliação começa com uma impressão geral do físico, e deve-se levar em consideração o cabelo e beleza facial; o desenvolvimento corporal geral e a forma; a apresentação completa do físico desenvolvido equilibrada e simetricamente; a condição e o tom da pele; e a habilidade da atleta se apresentar com auto confiança e graça.

2- O físico deve ser avaliado de acordo com seu nível de tônus geral, obtido através de treinamento e dieta. As partes do corpo devem ter uma aparência bonita e firme com pequena quantidade de gordura corporal. O físico não deve ser nem excessivamente muscular e nem excessivamente magro, e também, não deve possuir separação muscular profunda e/ou estriações. O físico que for considerado muito muscular, muito denso, ou muito magro deve ser penalizado.

3 - A avaliação também deve considerar a rigidez e o tônus da pele. A pele deve ser lisa e de aparência saudável, e sem celulite. O rosto, o cabelo e a maquiagem devem complementar o “Pacote Total” apresentado pela atleta.

4. A avaliação do físico das atletas pelo árbitros deve incluir a apresentação completa da atleta, desde o momento em que ela entra no palco até o momento em que a atleta sai do palco. A todo o momento, a competidora do Bikini Fitness deve ser vista com ênfase em um físico “saudável e condicionado”, em um “Pacote Total” apresentado de forma atrativa.

5. Os árbitros serão lembrados de que eles não estão julgando a categoria BodyFitness. As competidoras devem possuir uma forma para os seus músculos, mas não, separação, definição, nível de gordura muito baixo ou a densidade que á vista nas atletas de BodyFitness. Qualquer competidora que apresentar estas características deve ser penalizada.

ARTIGO 136 – FINAIS: APRESENTAÇÃO DA RODADA 2 (Bikini)

136.1 - Apresentação da Rodada 2 Os procedimentos para a Rodada 2 seguirão os seguintes procedimentos:

1. As 6 atletas finalistas serão chamadas ao palco, uma a uma, em ordem numérica e realizarão a caminhada em T:

- A competidora caminhará até o centro do palco, parar e permanecer em uma posição frontal.

- A competidora irá então virar para a sua direita e caminhar 5 passos em direção a lateral do palco, parar e realizar uma postura frontal e de costas.

- A competidora irá então virar para a sua esquerda, caminhar 10 passos em direção a outra lateral do palco, parar e realizar uma pose de frente e de costas.

- A competidora irá então caminhar de volta a fila na parte de trás do palco.

2 - As 6 atletas finalistas serão direcionadas ao centro do palco, em fila única e em ordem numérica.

3 -  O Chefe de Arbitragem da IFBB ou o Diretor de Palco podem, à sua discrição, solicitar ao grupo a realização dos quartos de volta no centro do palco em ordem numérica e então inverter a ordem. Os quartos de volta serão realizados da seguinte maneira:

 

 

QUADRO DEMONSTRATIVO DE DESFILE EM EM T.

 

desfile

 

 

QUADRO DEMONSTRATIVO DE TOCAS / ROTAÇÕES

 

TROCA

 

Comments are closed.