Body Shape

 

         A categoria Body Shape foi criada em 2005 pelo atual presidente da IFBB-RIO Gustavo Costa e tinha o nome de Wellness masculino. Com o grande sucesso logo no primeiro ano, ficou evidente a necessidade de mudar o nome para dar mais especificidade para categoria. O objetivo da categoria era aproximar os praticantes de musculação e ginástica da Federação e o sucesso foi imediato. Ao contrário que muitos pensam, essa categoria é muito difícil de ser julgada, e passou por vários ajustes até atingir o padrão atual que é pouco volume e definição muscular, físico harmônico e natural.

       Além da apresentação com um quarto de volta e desfile, os atletas se apresentam de sunga (tipo praia), sem calçados. São julgados baseados no critério do físico, simpatia, naturalidade e presença de palco.

    Com o Body Shape, veio uma grande mudança no fisiculturismo carioca, pois empresas do segmento específico e ligadas a saúde se interessaram pela inovação. A preparação para essa categoria é diferente das demais, visto as exigências do físico e apresentação, mas não deixa de exigir disciplina e dedicação dos atletas.

        Essa categoria é destinada a homens que realizam o treinamento com pesos a fim de manter a forma, e que praticam uma dieta saudável e equilibrada, mas que preferem desenvolver um físico com pouco volume e definição muscular, harmônico e natural, com aspecto atlético e esteticamente agradável.

    Os atletas procuram mostrar  forma e simetria adequada, combinada com alguma  musculosidade e principalmente um bom estado geral. Os atletas devem ter presença de palco e postura a fim de demonstrar sua personalidade,  e a capacidade de apresentar-se no palco com confiança  deve ser visível a todos.

CRITÉRIOS

- Pouco volume e pouca definição muscular. Os atletas deverão ser visualizados com o ênfase em um físico “Saudável, normal, atlético“. Músculos firmes e baixo % de gordura.

 Apuração das notas será realizada da seguinte maneira:

- Nota da prévia descartada.
- Nota do físico multiplicada por 2
- Total da nota do atleta: nota do físico
- Atleta vencedor aquele que obtiver a menor nota

CATEGORIAS

BODY SHAPE

VESTIMENTAS

SUNGA SHAPE

 Anomalias

Ginecomastia, deformidade muscular e assimetria severa acarretará perda de pontos ao atleta.

 Tatuagens e pintura

As tatuagens não são proibidas. É de inteira responsabilidade se o desenho dificultar a visualização e análise do físico do atleta pelos árbitros.As únicas tintas permitidas em qualquer competição IFBB são (Protan e Jantana). Atleta com outro tipo de tinta ou pasta será desclassificado.

QUARTO DE VOLTAS

 

QUARTO VOLTA

 

 

Comments are closed.