SUPINO – Executar com pés no chão ou no banco?

Rio de Janeiro, 18/10/16

Por André Pessoa

Como você posiciona seus membros inferiores durante a execução do Supino???

supino-reto1-1024x396

É  muito comum para o praticante acreditar sobre a “obrigação” de posicionar os pés no banco durante a execução. A alegação principal, na grande maioria das vezes, é de proteger a coluna. Como já dizia Franklin Magalhães, profissional de Ed. Física que foi meu coordenador durante minha formação e atuação no início da carreira, “todas as variáveis de uma situação devem ser consideradas”.

O que significa proteger a coluna? Retificar as curvas fisiológicas? Abaixo, algumas questões a serem analisadas.

- Ao posicionar os pés no banco, o executante perde apoio ficando mais propenso ao desequilíbrio. Esta ação pode desencadear acidentes como quedas, contratura de músculos estabilizadores, além de prejudicar a execução do exercício com a intensidade desejada.

- Outro ponto importante é sempre considerar que a maior segurança para coluna vertebral, durante a execução de qualquer exercício, é a manutenção das curvas fisiológicas que têm como função de dissipar forças compressivas.

- Considerem a possibilidade da execução do exercício em em um banco baixo, apoiando os pés no chão. Se possui desvios fora de padrão, faça adaptações na estrutura para sua proteção.

- Dependendo da carga o corpo, de forma involuntária, poderá se ajustar (hiperlordose lombar momentânea) para facilitar a execução que geralmente tem duração de execução de 10 até 45 segundos, aproximadamente.

Cada praticante tem sua individualidade biológica e seu objetivo. Neste texto levei em consideração um indivíduo saudável e com experiência em treinamento de força. Caso você seja iniciante, não execute este exercício sem a devida orientação profissional (Prof. de Ed. Física).

Forte abraço!!! Foto_André_PessoaAndré Pessoa

Vice-Presidente IFBB-RIO
Pós Graduação em Performance humana – UFRRJ
Licenciatura plena em Ed Fisica UNESA

Deixe seu cometário

Coloque seu email para inserir comentário. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>