Wellness

       11377342_10206708134003634_1359454222619949378_n

  A categoria Wellness foi criada em 2005 pelo IFBB-RIO, na gestão do atual presidente Gustavo Costa. O objetivo da categoria era aproximar as praticantes de musculação e ginástica da federação e o sucesso foi imediato.  Ao contrário que muitos pensam, essa categoria era muito difícil de ser julgada, onde as atletas, com características evidentes da mulher brasileira, apresentavam se a cada ano de forma mais competitiva com volume e definição muscular reduzidos no troco e mais evidentes nos membros inferiores.

 Com o sucesso da categoria, foram necessários vários ajustes para que o pedido do presidente Gustavo Costa fosse atendido pela confederação. Passada algumas temporadas, a categoria continuou a evoluir, subdivisões foram criadas pela altura (até 1,58m, até 1,63m, até 1,68, acima de 1,68 e máster até 35 anos). Em 2014 Gustavo Costa vence outra batalha, dessa vez mais difícil, que seria tornar a categoria internacional, para isso, a categoria teve que sofrer outras adaptações com intuito de atingir uma média/padrão que fosse possível atletas de outros países participarem nas competições em reais e justas condições.

    Hoje a categoria wellness tem como principais características corpos mais harmônicas, longilíneos com menos “marcações” musculares, bikinis, sandálias e acessórios foram revistos sem tirar a principal característica peculiar da categoria que é a beleza e naturalidade.

    A categoria Wellness Fitness é destinada a mulheres que preferem desenvolver um físico menos musculoso, pouco atlético e esteticamente agradável, com uma relação de tronco e membros inferiores levemente desproporcional.

   1) FÍSICO (ANTES DE TUDO É UMA ATLETA): 

         A atleta Wellness caracteriza-se por apresentar maior volume muscular nas pernas e glúteos, e nao apresentar a mesma proporção de volume muscular nos membros superiores, porém esse volume de maior proporção nos membros inferiores deve ser de bastante firmeza e consistência, e que não apresente flacidez, celulite, retenção, ou aspecto de hipertrofia muscular não condizente a silhueta natural feminina.

         Dessa forma, os glúteos tendem a mais ser volumosos e desenvolvidos do que as atletas de outras categorias, porém, devem ser redondos, firmes, de forma a não balançar e demonstrar flacidez na hora da caminhada no palco. Em relação aos membros superiores, os braços e ombros devem ser atléticos, o que significa que devem ser levemente definidos e pronunciados, mas sem apresentar definição extrema, marcação nos ombros e vascularização excedente nos braços e antebraços. Devem possuir baixo percentual de gordura geral, porém sem marcação por demais exagerada no abdômen e quádriceps, de forma a lembrar as atletas bodyfitness ou womens physique.

      Uma vez com o abdômen consistente, firme e com baixo percentual de gordura, a atleta com cintura mais fina, porém sem tanta marcação terá sempre vantagem em relação a atleta com abdômen mais marcado e profundo, porém que possui cintura mais grossa.  Vencerá a atleta que tiver os glúteos mais firmes e redondos, com tanto a parte alta, media e baixa bem trabalhadas na forma mais feminina possível, criando a forma do meio círculo na silhueta da atleta quando perfilada de lado.  A mesma situação vale para membros inferiores, principalmente nas regiões próximas as juntas e inserções como por exemplo joelhos e tornozelos, de forma que a atleta firme, feminina e drenada sempre terá vantagem frente aquela atleta com mais volume, porém apresentando mais retenção ao redor dos joelhos e inchaço nos tornozelos

    Os grupos musculares devem ter uma forma natural e firme com baixo percentual de gordura corporal. O volume muscular deve ser moderado. A beleza deverá ser priorizada e em todos os momentos. As atletas deverão apresentar físico saudável com impressão clara que pratica musculação, presença de palco e simpatia. Atletas com aspecto de magreza perderão pontos.

2) BELEZA E SIMPATIA:

Uma vez preenchido os requisitos de adequação do físico vistos anteriormente, o próximo critério é a beleza facial, cabelos, aspecto da pele, sorriso, simpatia

- Pele ressecada e com aspecto de desidratação acarreta perda de pontos para a atleta

- Falta de tinta ou manchas também acarretam perda de pontos para a atleta

 

3) GESTUAL E CAMINHADA: 

 Na grande maioria das vezes é na caminhada até o fundo do palco que são decidas as posições das 6 finalistas (uma vez que provavelmente já são as com melhor relação físico x beleza que ficam para a final)

- Na caminhada os árbitros observam o gestual, a leveza, a desenvoltura e principalmente se os glúteos não balançam

- Avalia-se a classe, a elegância, e a desenvoltura em desfilar pelo palco e durante todo o tempo que ficam em julgamento

- Quando existem semelhanças e o nível está por demais alto e competitivo em todos os critérios expostos acima, serão o carisma e o brilho nos olhos que poderão indicar aos árbitros qual daquelas excelentes atletas é a merecedora da primeira colocação.

Artigo 002 – Categorias  

   
002.1 – Categorias
: A categoria Wellness Fitness no Campeonato Brasileiro será dividida nas seguintes categorias:

CATE WELLNESS

Artigo 003 – Rounds: 

003.1 Rounds:  Wellness Fitness será composta pelos seguintes dois rounds:

 1. Prévia – Round 1 (Quarto de Voltas);

4 VOLTA WELLNESS

 

2. Finais - Round 2 (T-walking e o Quarto de Voltas);

desfile

 

Apresentação do Round 2 (Biquíni de duas peças): Os procedimentos para o Round 2, são o seguinte:

1. As 6 finalistas serão chamadas ao palco, uma a uma, em ordem numérica realizar a caminhada em T (T-walking).

-  A competidora irá caminhando até o centro do palco, parar no centro e realizar uma pose de frente.

- A competidora, então, caminhará para a sua direita (aproximadamente uns 5 passos para o lado), irá parar e realizar uma pose de sua escolha (frente, perfil ou costas) frente e atrás.

- A competidora, então, andará mais ou menos 10 passos para o outro lado do palco, vai parar e realizar postura frente e/ou costas.

-  A competidora, então, caminhará para o line-up na parte de trás do palco.

- As 6 finalistas serão direcionadas para o centro do palco, em uma linha única e em ordem numérica.

VESTIMENTA BIKINI, SANDÁLIAS E ACESSÓRIOS:  

 A vestimenta para o Round Eliminatório e todos os outros Rounds (Biquíni de duas peças) estará de acordo com os seguintes critérios:

1-  O biquíni será de duas peças em grande estilo.

2 - A cor e ornamentos (bordados) do biquíni ficará a critério da atleta.

3 - O biquíni deverá ser de bom gosto.

4 – A parte inferior do biquíni deve cobrir no mínimo de 1/3 do glúteo máximo e toda a parte inferior da área frontal até 3 cm abaixo do umbigo. Cordas são estritamente proibidos.

5 - Os saltos altos devem ter na frente a altura de 10 mm e de trás com altura de 120 mm durante os round. Saltos com plataforma serão estritamente proibidos.

6 - O cabelo pode ser estilizado.

7 - As atletas devem ter um bronzeado natural e saudável. Coloração é permitida, porém bronzes removíveis são estritamente proibidos (pastas). O uso de glíter no corpo é estritamente proibido.

8 -  Joias podem ser usadas desde que tenha um bom gosto.

9 – O Chefe Oficial da IFBB, ou o delegado representante, terá o direito de determinar se a vestimenta de uma competidora se encontra no padrão aceitável, de bom gosto e decência.

NOTA 01 : As competidoras não podem mascar chicletes ou balas enquanto estiver no palco.

NOTA 02 : Números no lado esquerdo.

BIKINIS

A parte inferior do biquíni deve cobrir no mínimo de 1/3 do glúteo máximo e toda a parte inferior da área frontal até 3 cm abaixo do umbigo. Cordas são estritamente proibidos.

BO FITINESS

bo nao permi

 

SANDÁLIAS

Os saltos altos devem ter na frente a altura de 10 mm e de trás com altura de 120 mm durante os round. Saltos com plataforma serão estritamente proibidos.

sandalias

samdalias nao

Artigo 006 – Prévia: Pontuação do Round Eliminatório:

1. Neste momento, os árbitros estarão avaliando o físico geral para o grau de proporção, simetria, equilíbrio, forma e tom de pele de acordo com a categoria. A pontuação para o Round Eliminatório procederá da seguinte maneira:

2. Se houver mais de 15 competidoras, os árbitros irão selecionar as 15 melhores, colocando um “X” ao lado de seus números, utilizando o Formulário # 1, intitulado “Round Eliminatório (Árbitros)”.

3. Utilizando o Formulário # 2, intitulado “Round Eliminatório (Estatísticos)”, os estatísticos irão transcrever as seleções do árbitro sobre esta folha e, em seguida, marcar a  pontuação do árbitro para selecionar as 15 melhores competidoras.

4. Se houver um empate entre duas ou mais atletas na 15ª colocação, as atletas empatadas serão trazidas de volta ao palco, e os árbitros irão realizar uma reavaliação dos quatro quartos de volta.

5. Apenas as 15 melhores competidoras avançam para o Round 1.

Artigo 007 – Prévia: Apresentação do Round 1 (Biquíni de duas peças)

007.1 Apresentação do Round 1 (Biquíni de duas peças):Os procedimentos para o Round 1 (Biquíni de duas peças) será a seguinte:
1. Todo o line-up é levado ao palco, em ordem numérica e em uma única linha.

2. A formação será dividida em dois grupos de tamanhos iguais e será posicionada no palco de modo que um grupo está à esquerda do palco e o outro grupo a direita do palco. A parte central do palco será deixada em aberto para efeitos de comparação.

3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais de cinco competidoras de cada vez, cada grupo será direcionado ao centro do palco para realizar os quatro quartos de volta.

4. Este agrupamento inicial de competidoras, e a realização dos quartos de volta, se destina a ajudar os árbitros a determinar quais competidoras participarão nas comparações que se seguem.

5. Árbitros podem agora enviar pedidos individuais de comparações para o Chefe de Árbitros da IFBB ou o Diretor de Palco. Nada menos que três e não mais do que cinco competidoras serão comparadas ao mesmo tempo. O Chefe de Árbitros da IFBB ou o Diretor de Palco terão a discrição para descartar ou alterar qualquer pedido individual de um árbitro para comparações.

6. Todas as comparações individuais serão realizadas no centro do palco e da ordem, da esquerda para a direita, conforme solicitado pelo árbitro. A comparação vai ser feita da seguinte forma:

 

11377342_10206708134003634_1359454222619949378_n
Pose de Frente: competidoras ficarão com uma mão apoiada no quadril e uma perna ligeiramente deslocada para a frente e para o lado;

 

 

 

well 02

Perfil Esquerdo: as competidoras irão realizar o primeiro quarto de voltas para a direita. Elas ficarão com o perfil esquerdo para os árbitros, com parte superior do corpo ligeiramente voltada para os árbitros e direcionar o olhar para frente. Mão esquerda apoiada no quadril esquerdo, os pés colocados livremente, mas não juntos.

 

 

 

 

well 4

Pose de Costas: competidoras irão realizar mais um quarto de voltas para a direita e posicionar de costas para os árbitros. Pés não mais de 30 cm de distância. Uma mão apoiada no quadril, outro braço relaxado ao lado do corpo. As competidoras não estão autorizadas a virar o tronco para os árbitros e devem manter o olhar para o fundo do palco todo o tempo durante a comparação.

 

 

well 3
• Perfil Direito: as competidoras irão realizar o quarto de voltas para a direita. Elas ficarão com o perfil direito para os árbitros, com parte superior do corpo ligeiramente voltada para os árbitros e direcionar o olhar para frente. Mão direita apoiada no quadril direito, os pés colocados livremente, mas não juntos.

 

 

11377342_10206708134003634_1359454222619949378_n
• Pose de Frente: competidoras realizarão o último quarto de volta para a direita e finalizar na pose de frente.

 

 

 

TROCA

7. O número total de comparações será decidido pelo Árbitro Chefe ou Diretor de Palco.
8. Todas as competidoras serão submetidas pelo menos a uma comparação.
9. Após a conclusão da última comparação, todas as competidoras irão retornar para uma única linha, por ordem numérica, antes de sair do palco.

 

 

Comments are closed.