Women’s Fit Model

CATEGORIA  FIT-MODEL – FEMININA

FIT MODEL FEMININA

       COMO AVALIAR  Fit Model Feminina.

      A avaliação deverá ter todo o físico em conta. A avaliação começa com uma impressão geral do físico, deve levar em consideração o cabelo, maquiagem e beleza facial; A forma do corpo e corpo linhas gerais; a apresentação de um físico proporcional e simetricamente desenvolvido, compleição física completa e equilibrada; a condição da pele e o tom da pele; e a capacidade da atleta em se apresentar com confiança, equilíbrio e graça.

      Dado que o desenvolvimento musculosidade e qualidade muscular não são avaliados, os juízes devem favorecer as competidoras com um físico proporcional, feminino clássico e harmonioso, boa postura, estrutura anatômica correta (incluindo estrutura corporal, curvas corretas da coluna vertebral, membros e tronco em boa proporção, pernas retas, não devem apresentar genu varum, nem genu valgo). Proporções verticais (pernas para o comprimento do corpo superior) e as proporções horizontais (quadris e cintura para a largura dos ombros) são uns dos principais fatores.

        As partes do corpo devem ter uma aparência agradável e firme com uma diminuição da quantidade de gordura corporal. O físico não deve ser nem excessivamente musculoso e nem excessivamente magro. Os físicos considerados demasiado muscular, muito difícil, muito secas ou muito magras devem ser marcados para baixo.

      A avaliação deve também ter em consideração a rigidez e o tom da pele. O tom da pele deve ser suave e de aparência saudável, e sem celulite. O cabelo e a maquiagem devem completar o “Pacote Total” apresentado pelo atleta. A avaliação do juiz em relação ao físico da atleta deve incluir toda a apresentação da atleta, a partir do momento em que ela entra no palco até o momento em que ela sai do palco.

        Em todos os momentos, a competidora deve ser vista com ênfase em um físico “saudável e equilibrado”, apresentando um impressionante “Pacote Total”

Artigo 1 - Introdução:

         A Categoria Fit-Model Feminina foi reconhecida oficialmente como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e Congresso da IFBB em 06 de novembro de 2015, em Benidorm, Espanha.

Artigo 3 – Categorias

3.1 Categorias:

1. Existem 3 categorias Fit-Model de nível mundial femininas, atualmente como segue:

Classe A: até e incluindo. 174 centímetros

Classe B: Até e inclui. 180 centímetros

Classe C: Mais de 180 centímetros

Artigo 4 – Rounds

4.1 A Competição Fit-Model Feminina será composta de quatro Rounds seguidos:

1. Pré-Julgamento - Round Eliminatório (quartos de volta, maiô).

2. Pré-Julgamento – Round 1 (quartos de volta, maiô).

3. Finais – Round 2 (Caminhada em T, quartos de volta, maiô)

4. Finais – Round 3 (Apresentação Individual, vestido de noite).

Artigo 5 – Pré-Julgamento: Round Eliminatório

5.1 Geral: Um cronograma de horários de apresentação de cada categoria deve ser publicado logo após a Pesagem e o Registro Oficial dos Atletas. Para dar tempo para o aquecimento e preparação da vestimenta, os concorrentes devem estar na área de aquecimento do Backstage pelo menos 45 minutos antes da hora de início do julgamento de sua categoria. Cada competidor será o único responsável pela garantia que estará presente e preparado para competir quando sua categoria for chamada ao palco, caso contrário pode ser eliminado da competição.

5.2 Procedimentos do Round Eliminatório: Uma Round Eliminatório será realizado quando houver mais de 15 competidores em uma categoria. O Chefe de Árbitros da IFBB decide se o Round Eliminatório será necessário. A Rodada Eliminatório se dará da seguinte forma:

1. Toda a line-up de atletas é trazida ao palco, em ordem numérica e em uma única linha ou duas linhas, se necessário.

2. A formação é dividida em dois grupos de tamanhos iguais e será posicionada no palco de modo que um grupo está à esquerda do palco; o outro grupo é para a direita do palco. A parte central do palco é deixada em aberto para fins de comparação.

3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais de dez concorrentes de cada vez, cada grupo será direcionado para a área central do palco para realizar os quatro quartos de volta.

4. O Chefe de Árbitros da IFBB (ou o Diretor de Palco) irá direcionar os concorrentes através dos quatro quartos de volta, que são:

a. Quarter à direita (lado esquerdo para os juízes).

fit model esquerdo

 

Quarto de Giro à direita: As concorrentes irão realizar o primeiro quarto de volta para a direita. Eles vão estar lado esquerdo para os juízes, com parte superior do corpo ligeiramente voltada para os juízes e devem estar olhando para os Juizes. Mão direita apoiada no quadril direito, braço esquerdo solto e um pouco para trás da linha central do corpo, os pés podem ser posicionados livremente, mas não juntos

 

b. Quarter Turn Back (costas para os juízes).

fit model de costas

 

• Quarto de Giro atrás: As concorrentes irão executar o próximo quarto de volta para a direita e vão ficar de costas para  os juízes. Devem  estar em linha reta, com uma mão apoiada no quadril e uma perna ligeiramente deslocado para o lado. As competidoras não estão autorizadas a girar o tronco e olhar para os Arbitros e plateia nesse momento, devem estar olhando para o fundo do palco a todo momento ao realizar esse quarto de volta.

Três passos para a frente (linha ao fundo): na sequência de uma ordem dada pelo Juiz Chefe ou o Diretor de Palco, os concorrentes irão caminhar 3 passos para a frente, em direção à parte de trás do palco e, em seguida, vão parar e executar a postura de costas.

c. Quarter à direita (lado direito para os juízes).

fit model direito

 

 Quarto de Giro à direita: As concorrentes irão fazer o próximo quarto de volta para a direita e vão ficar o seu lado direito para os juízes, com parte superior do corpo ligeiramente voltada para os juízes e olhando para os juízes. Mão esquerda descansando no quadril esquerdo, braço direito solto  um pouco para trás da linha central do corpo, os pés colocados livremente, mas não juntos.

d. Quarto de volta frontal (frente aos juízes).

fit model de frente

 

• Quarto de Giro à Frente: As concorrentes farão o último quarto de volta para a direita e irão realizar postura frente.

Três passos para a frente (caminhar linha central): na sequência de uma ordem dada pelo Juiz Chefe ou o Diretor de Palco, As concorrentes irão caminhar 3 passos para a frente, em direção à frente do palco e, em seguida,  vão parar e executar a postura frente.

Artigo 6 – Pré-Julgamento:

Vestimenta 6.1 Vestimenta para a Rodada Eliminatório, Round 1 e Round 2:

A vestimenta para a Rodada Eliminatório, Round 1 e Round 2 e estará de acordo com os seguintes critérios:

1. Uma peça, maiô colado.

2. A cor, tecido, textura, ornamentação e estilo de maiô, bem como a cor e o estilo dos saltos altos será deixada ao critério do concorrente, exceto quando indicado no abaixo.

3. O maiô irá abranger um mínimo de ½ do glúteo máximo e na metade inferior das costas.

4. A espessura da sola dos saltos altos pode ter máxima de 1 cm e altura do salto pode ter no máximo 12 cm. Plataforma de salto alto é estritamente proibida.

5. Jóias podem ser usadas, de acordo com a escolha do concorrente.

6. O traje será inspecionado durante o Registro Oficial dos Atletas.

7- O cabelo pode ser estilizado.

8 - Os competidores não podem se apresentar óculos, relógios, perucas ou auxílios artificiais para a figura, exceto os implantes mamários. (Implantes ou injeções de fluidos que causam a mudança da forma natural de quaisquer outras peças ou músculos do corpo são estritamente proibidas e podem resultar em desqualificação do competidor.)

9 -  Não é permitido o uso de tans e bronzers que podem sair num pano brando. Se o tans sai por simplesmente limpando, o atleta não terá permissão para entrar no palco. Corpo corantes e produtos autobronzeadores artificiais podem ser utilizados desde que sejam aplicados, pelo menos, vinte e quatro horas antes das prévias. Métodos de bronzeamento para competição Profissionais (bronzeamento airbrush, cabine de bronzeamento em spray) podem ser usados se aplicadas pelas companhias profissionais e pessoal qualificado. Glitter, brilho, pérolas metálicas brilhantes ou coloração do ouro são proibidas se aplicados como parte de uma loção de bronzeamento e / ou creme ou aplicados separadamente, independentemente de quem os aplique no corpo do competidor.

10-  O Chefe de Árbitros da IFBB, ou um delegado por ele oficial, terá o direito de fazer a decisão se a vestimenta de uma competidora encontra-se os critérios estabelecidos nas Regras e uma padrões aceitáveis de estética. O atleta pode ser desclassificado se o traje não corresponder aos criterios estabelecidos.

Artigo 10 – Avaliação do Round Eliminatório, Round 1 e Round 2

10.1 Todos os Rounds são avaliadas utilizando os seguintes critérios:

1. O juiz deve primeiro avaliar a aparência geral de um concorrente, incluindo todo o físico. Em seguida, a avaliação deve ser da seguinte forma: Os Juízes devem acessar primeiro o desenvolvimento total do corpo e forma dos concorrentes; seguindo para a analise da proporcionalidade e simetria envolvidas, que devem se corporificar num atleta que reflita e manifeste uma compleição física completa e equilibrada; em seguida e não menos importante, os árbitros devem avaliar a condição da pele e o tom da pele; o cabelo e a beleza facial; a capacidade do atleta se apresentar com confiança; equilíbrio e graça ao caminhar e se apresentar que juntamente com as características da analise do físico, formam a imagem e o padrão ideal de atleta que representa essa categoria.

2. As partes do corpo deve ter uma aparência agradável. O físico não deve ser nem excessivamente musculoso e nem excessivamente magro. Os físicos considerados muito musculosos ou muito magros serão desclassificados.

Artigo 11 – Finais: Procedimentos e vestuário

11.1 Os procedimentos para as finais: As 6 melhores atletas do Pré-Julgamento antecedência para as finais, que consiste em duas rodadas:

1. Round 2: Caminhada em T e de quartos de volta 2. Round 3: Apresentação individual com vestido de noite.
11.2 A vestimenta para a Rodada 2 estará de acordo com os mesmos critérios que para a Rodada 1 (ver artigo 6º).

Nota: Os competidores podem usar um traje diferente que no Round 1; no entanto, ainda deve estar em conformidade com os padrões de bom gosto e decência como descrito no artigo 6º.

Artigo 12 – Finais: Apresentação da Rodada

2 12.1 Apresentação da Rodada 2: Os procedimentos para a Rodada 2 devem ser as seguintes:

1. As 6 finalistas serão chamadas ao palco, um por um, em ordem numérica e irá executar a caminhada em T

• A competidora caminha para o centro do palco, vai parar e realizar postura frente.

• A competidora irá em seguida, virar à sua direita e andar 3 passos para o lado do palco, vai parar e realizar postura frente e de trás.

• A competidora irá em seguida, virar à sua direita, andar 6 passos para o outro lado do palco, vai parar e realizar postura frente e de trás.

• A competidora irá, em seguida, caminhar para o line-up na parte de trás do palco.

desfile

2. As 6 finalistas serão direcionadas para o centro do palco, em fila única e em ordem numérica.

3. O Chefe de Árbitros da IFBB ou o Diretor de Palco irá direcionar os concorrentes, como um grupo, para os quartos de giro em ordem numérica e, em seguida, na ordem inversa. Após a realizacao de cada quarto de giro, as concorrentes devem ficar imóveis.

4. Estes quartos de volta irá ser feita da seguinte forma:

• postura frente: as concorrentes devem ficar com uma mão apoiada no quadril e uma perna ligeiramente deslocada para o lado.

• Quarto de Giro à direita: As concorrentes irão realizar o primeiro quarto de volta para a direita. Eles vão estar lado esquerdo para os juízes, com parte superior do corpo ligeiramente voltada para os juízes e devem estar olhando para os Juizes. Mão direita apoiada no quadril direito, braço esquerdo solto e um pouco para trás da linha central do corpo, os pés podem ser posicionados livremente, mas não juntos.

• Quarto de Giro atrás: As concorrentes irão executar o próximo quarto de volta para a direita e vão ficar de costas para  os juízes. Devem  estar em linha reta, com uma mão apoiada no quadril e uma perna ligeiramente deslocado para o lado. As competidoras não estão autorizadas a girar o tronco e olhar para os Arbitros e plateia nesse momento, devem estar olhando para o fundo do palco a todo momento ao realizar esse quarto de volta.  • Três passos para a frente: na sequência de uma ordem dada pelo Juiz Chefe ou o Diretor de Palco, os concorrentes irão caminhar 3 passos para a frente, em direção à parte de trás do palco e, em seguida, vão parar e executar a postura de costas.

• Quarto de Giro à direita: As concorrentes irão fazer o próximo quarto de volta para a direita e vão ficar o seu lado direito para os juízes, com parte superior do corpo ligeiramente voltada para os juízes e olhando para os juízes. Mão esquerda descansando no quadril esquerdo, braço direito solto  um pouco para trás da linha central do corpo, os pés colocados livremente, mas não juntos. • Quarto de Giro à Frente: As concorrentes farão o último quarto de volta para a direita e irão realizar postura frente. • Três passos para a frente: na sequência de uma ordem dada pelo Juiz Chefe ou o Diretor de Palco, As concorrentes irão caminhar 3 passos para a frente, em direção à frente do palco e, em seguida,  vão parar e executar a postura frente.

Artigo 15 – Finais: Apresentação e Outfit do Round

       As 6 melhores finalistas serão chamadas ao palco , uma por uma, em ordem numérica e vai apresentar-se em um vestido de noite . Cada competidora terá 45 segundos para esta apresentação e pode mover-se sobre todo o palco , como quiserem fazer.

1. O Vestido de noite deve ser até o chão . O vestido deve cobrir metade inferior das costas. Sofisticação conta muito ! Todas as competidoras são autorizadas a usar um vestido de noite de sua escolha.
2. Espessura da sola dos saltos altos pode ter máxima de 1 cm e altura do salto pode ter no máximo 12 cm. Plataforma de salto alto será estritamente proibida.
3. Jóias podem ser usadas , de acordo com a escolha do concorrente.

Deixe seu cometário

Coloque seu email para inserir comentário. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>